
Mostra Habilitações Escola Guignard 2025 apresenta potência criativa de novos nomes da arte contemporânea mineira. Exposição reúne 13 habilitandos do curso de Artes Plásticas da UEMG
O Museu Mineiro e a Escola Guignard/UEMG celebram mais uma edição da parceria com a exposição Mostra Habilitações Escola Guignard 2025, queabre ao público nesta quinta-feira (13), às 19h, com obras de 13 habilitandos do curso de Artes Plásticas.
A Mostra revela o resultado de pesquisas autorais e encerra um ciclo de formação que, ao longo dos anos, desafiou os alunos a experimentar materiais, linguagens e conceitos estéticos diversos.
Os expositores são Alexandre Silva Faustino; Ana Veloso; Angela Biegler; Ario Li; Deborah Cardoso Sá; Flor Haranaka; Karoline Stephanie; Luísa Lins; Maria Drummond; MiStErToWcH; Sofia Piazza; Stanley Faustino; Teresinha Barbosa.
Cada artista apresenta, na prática, uma mini-exposição individual — um gesto que traduz a pluralidade da produção artística contemporânea e a vocação experimental da Guignard. Os trabalhos percorrem caminhos que vão do onírico ao reflexivo, explorando técnicas como cerâmica, desenho, escultura, fotografia, gravura em metal, litografia, pintura e xilogravura, reafirmando a tradição da escola em fomentar liberdade criativa e diálogo entre diferentes suportes.
Mais do que uma etapa obrigatória de conclusão de curso, a exposição representa um rito de passagem — o momento em que o percurso íntimo e formativo de cada estudante se torna público, abrindo-se ao olhar do outro, ao debate e às ressonâncias sociais e poéticas que dele emergem.
A mostra conta com orientação de professores reconhecidos pela atuação artística e acadêmica, como Adriano Gomide, Francisco Alessandri, José Schneedorf, Júnia Pena, Letícia Grandinetti, Louise Ganz, Marco Paulo Rolla, Tibério França e Thiago Pena.
Essa edição reafirma a força da Escola Guignard como espaço vivo e pulsante, comprometido com a formação crítica e sensível de artistas que, agora, projetam seus primeiros gestos profissionais para o mundo.
Museu Mineiro
Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.
Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.
Serviço:
Mostra Habilitandos Escola Guignard 2025
Abertura: 13/11 – Horário: às 19h
Período de visitação: 13/11 a 14/12, De 3ª a 5ª, das 12h às 19h e Domingo e Feriados, das 11h às 17h
Local: Atrium – Museu Mineiro na Av. João Pinheiro 342, Lourdes, Belo Horizonte MG
Entrada gratuita