FLIMARI encerra Terceira Edição em Mariana com Cortejo Cultural e Lançamento de livro-baralho

Homenagens na 3º Flimari

 

MARIANA, MG [ ABN ] —  A 3ª Feira Literária de Mariana (Flimari) encerrou hoje sua programação enaltecendo a arte e a literatura marianense. Realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, a feira teve como tema “Era uma vez…”, comemorando os 25 anos do Movimento de Arte Aldravista, poesia minimalista nascida em Mariana. O evento cultural reuniu leitores, escritores, estudantes e apaixonados pelo universo literário.

As atividades de encerramento começaram na Casa de Cultura, com o clube de leitura Tertúlia Literária, que promoveu uma roda repleta de boas conversas sobre o clássico “Macunaíma”, do autor modernista Mário de Andrade.

Outro destaque foi o Cortejo Cultural, conduzido pelo ator Marcelino Xibil, que levou música, poesia e contação de histórias ao Centro Histórico. O percurso saiu da Praça Minas Gerais em direção à Rua Frei Durão, atraindo a atenção de moradores e turistas.

Para finalizar a programação, a Casa de Cultura recebeu o lançamento do livro-baralho de aldravias “Ipês e Montanhas”, organizado pela artistae e escrtiroa Andreia Donadon, seguido de um sarau com declamação de poemas da obra.

A coautora do livro, Erilda Marques, destacou a importância da feira para a valorização da literatura: “É uma alegria estar aqui na cidade de Mariana, na FLIMARI, que tanto nos aborda com aldravias, com poesias, estas é que nos fazem viajar mundo afora.”, disse.

Durante a cerimônia, houve também uma homenagem às educadoras Crovymara Batalha, Iara Antunes e Elizângela da Conceição, reconhecidas pelo trabalho e dedicação à educação. A iniciativa reforçou o compromisso de Mariana com a valorização da educação e da cultura local.

A cerimônia de abertura no dia 17 contou com o espetáculo “A História da Música Brasileira”, apresentação da Trupe Sons do Brasil, participação do carro-biblioteca da UFOP e sessão de autógrafos com os escritores Andreia Donadon Leal, Luciano Guimarães e J.B. Donadon-Leal. Estudantes da Rede Municipal de Ensino também prestigiaram a programação.

 

Cortejo Cultural na 3ª Flimari