Galeria de Arte da Biblioteca Pública Estadual recebe Exposição Transitório e Permanente

Obras dos artistas Samir Lucas e Wendell Leal são abertas às interpretações e à imaginação de seus espectadores

 

Obra do Artista Samir Lucas - 473x341

Obra do Artista Samir Lucas

 

 

Obra do Artista Wendell Leal - 473x341

Obra do Artista Wendell Leal

 

 

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — A Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, localizada no hall de entrada da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Circuito Cultural Praça da Liberdade) recebe, a partir do dia 2 de abril, a Exposição Coletiva Transitório e Permanente, de Samir Lucas e Wendell Leal.

Wendell mostrará pinturas em acrílica, trabalhadas a partir de imagens fotográficas que o artista capturava enquanto turista estrangeiro ou como um diletante pela própria cidade, retratando a paisagem, a arquitetura e pessoas anônimas. Samir apresentará gravuras digitais em pequenos formatos, realizadas a partir da manipulação digital de histórias em quadrinhos, além de aquarelas – também em pequenos formatos – de paisagens imaginárias nos mesmos traços estilizados. Samir apaga dos quadrinhos os seus personagens e diálogos, fazendo surgir em primeiro plano a paisagem simples, os objetos banais, recriando uma nova atmosfera e uma nova temporalidade.

Em Transitório e Permanente, os artistas esperam que essas duas palavras sejam tão vazias e completas quanto suas imagens, abertas às interpretações e servindo à imaginação de seus espectadores.

Samir e Wendell

Os dois artistas se conheceram durante um curso de pintura em 2011, quando Wendell foi aluno de Samir. Wendell, graduado em direito, já havia frequentado cursos com artistas experientes, entre eles Alan Fontes, Laura Belém e Marcelino Peixoto. Formou-se também em Arte e Contemporaneidade pela Escola Guignard. Samir, com uma exposição individual no currículo, é graduado em artes plásticas e desde 2010 ministra cursos de pintura e desenho no Centro de Extensão da Escola de Belas Artes da UFMG.

No ano seguinte, após o fim do curso onde se conheceram, Samir e Wendell passaram a frequentar um atelier no bairro São Francisco, onde a prática da pintura, acompanhada de longos diálogos, pôde resultar nesse projeto.

 

Obra do Artista Samir Lucas

Obra do Artista Samir Lucas

 

 

Obra do Artista Wendell Leal

Obra do Artista Wendell Leal

 

 

 

Serviço:

Exposição Transitório e Permanente

Autores: Samir Lucas e Wendell Leal

Abertura: 2 de abril, às 20h

Período de visitação: 03/04 a 30/04/2013

Horário de visitação: segunda a sexta-feira – de 8h às 20h / sábado – de 8h às 12h

Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães – Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, 21 – Praça da Liberdade

Entrada Franca