Fundação Clóvis Salgado apresenta retrospectiva inédita do diretor Howard Hawks

Abertura da Mostra acontece com a exibição do filme Levada da Breca no Parque Municipal de Belo Horizonte. A entrada é gratuita

 

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — A Fundação Clóvis Salgado realiza de 12 de abril a 12 de maio em Belo Horizonte a mostra Howard Hawks Integral. A retrospectiva, inédita no Brasil, revisita a obra de um dos cineastas norte-americanos mais aclamados pelo público e pela crítica ao longo dos últimos 60 anos. Serão apresentados 44 títulos em longa-metragem, lançados entre 1926 e 1970. A entrada é gratuita e o ingresso deve ser retirado meia hora antes de cada sessão.

A abertura da Mostra, na noite de 12 de abril, às 20h, contará com a exibição do clássico Levada da Breca (1938), com Cary Grant e Katherine Hepburn, no Parque Municipal, ao ar livre. A retirada dos ingressos, um par por pessoa, poderá ser feita em dois momentos no dia da abertura: um às 14h e outro às 18h, na bilheteria do Cine Humberto Mauro. O público terá acesso ao Parque pelo Palácio das Artes. Os portões se abrirão às 19h.

Várias produções apresentadas na coletânea são raridades absolutas, outras tiveram Hawks como principal mente por trás de suas concepções (mesmo sem sua assinatura na direção) e algumas terão mais de uma versão exibida. O conjunto de obras vai dar oportunidade ao espectador de atravessar todas as fases de um nome essencial da cinematografia mundial e cujo legado permanece entre cineastas contemporâneos, como Clint Eastwood e John Carpenter.

“Hawks é historicamente considerado pela crítica o exemplo mais refinado do autor cinematográfico, que consegue equilibrar um cinema de grande apelo popular a um estilo marcante e singular”, ressalta o Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, curador e organizador da retrospectiva, Rafael Ciccarini.

Entre as dezenas de filmes de Howard Hawks, o público poderá assistir a comédias românticas (Suprema Conquista, 1934; Levada da Breca), aventuras (Uma Aventura na Martinica, 1944; Hatari!, 1962; Faixa Vermelha 7000, 1965), policiais (Scarface, 1932; À Beira do Abismo, 1946), terror (O Monstro do Ártico, 1951), faroestes (Rio Vermelho, 1948; Onde Começa o Inferno, 1959; El Dorado, 1966) e musicais (Os Homens Preferem as Loiras, 1953).

Formação

Com o objetivo de aprofundar a relação do espectador com a obra de Howard Hawks, a Mostra vai contar com a presença do crítico da Folha de S. Paulo Inácio Araujo para ministrar o curso “Hawks – O gênio à altura do homem”, entre os dias 17 e 19 de abril. Serão disponibilizadas 120 vagas. As inscrições, que já estão abertas, podem ser feitas pelo site fcs.mg.gov.br e vão até o dia 7 de abril.

Quatro palestras integram a programação da Mostra. No dia 18 de abril, quinta-feira, às 19h15, o professor e crítico da revista Cinética Luiz Soares Jr. fala sobre “Os profissionais de Hawks: Crônicas da existência”, que pretende tratar dos grupos de profissionais que constituem os personagens dos filmes de Hawks e os afetos e questões existenciais que se refletem nessas interações. A relação do diretor com a chamada “política dos autores”, tendo como eixo o faroeste Rio Vermelho, é o tema do Prof. Dr. Mário Alves Coutinho, no dia 25 de abril, às 19h30. A Prof. Dra. Ana Lúcia Andrade (EBA-UFMG) discursa, no dia 2 de maio, às 19h, sobre a comédia excêntrica dos anos 1930, relacionando o trabalho de Hawks ao de outros grandes nomes do gênero, como Frank Capra, Ernst Lubistch, Billy Wilder e Preston Sturges. No dia 9 de maio, às 19h, o Prof. Dr. João Luiz Vieira (UFF-RJ) fará uma palestra exclusivamente sobre Hatari!, clássico considerado por muitos como o melhor longa de Hawks.

Já no dia 11 de maio, às 16h, o cineasta mineiro Geraldo Veloso, o editor e crítico da revista eletrônica Foco Bruno Andrade, e o crítico baiano André Setaro participam de um debate, mediado pelo Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini, sobre a obra de Howard Hawks. Mais informações sobre o curso, o debate e as palestras, no site fcs.mg.gov.br.

Catálogo

Um livro-catálogo com dezenas de textos sobre o cineasta – entre inéditos e republicações, incluindo autores como Peter Bogdanovich, Jacques Rivette, Jonathan Rosenbaum, Rogério Sganzerla e Jean Douchet – será lançado durante a Mostra.

Serviço:

Mostra Howard Hawks Integral

Data: 12 de abril a 12 de maio

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte

Classificação: livre, 12 e 14 anos

Entrada gratuita

A retirada do ingresso para as sessões no Cine Humberto Mauro, um por pessoa, será realizada 30 minutos antes de cada atividade.