Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais fazem concerto no Parque Municipal

Apresentação abre a temporada 2013 da Série Concertos no Parque em Belo Horizonte. Coral se apresenta no sábado (13) e a Orquestra no domingo (14)

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — No próximo fim de semana, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado abrem a temporada 2013 da série Concertos no Parque. No sábado (13), às 16h, o Coral Lírico de Minas Gerais apresenta repertório diversificado, com regência de Lincoln Andrade. Já no domingo (14), às 10h, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais recebe o regente Cláudio Cohen, para concerto com obras de compositores consagrados, como Chopin e Brahms.

Ave Maria, de Franz Biebl, abre o concerto do Coral Lírico na tarde de sábado, dando início a um repertório sacro, que possui composições de Giacomo Carissimo e Johann Sebastian Bach. Logo depois, o Coral interpreta a bem humorada Die Beredsamkei, de Joseph Hayd, com a seguinte mensagem: a água deixa os homens mudos, como os peixes, já o vinho, os transformam em eloquentes oradores. Continuando o programa, o Grupo apresenta obras de Normal Luboff e Bob Chillcot, finalizando com Va Piensero, da ópera Nabuco, em homenagem a Giuseppe Verdi, que faria 200 anos em 2013.

“As apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais no Parque não só dão a oportunidade aos apreciadores da boa música coral de ouvi-la em contato com a natureza, como também confirmam uma vocação histórica de que a música, e sobretudo a música coral, precisa andar de mãos dadas com o público, sem preconceitos”, comenta o maestro titular do corpo artístico. A série é uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado para democratizar o acesso do público belo-horizontino à música erudita.

Na manhã de domingo, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que conta com Marcelo Ramos como regente titular, recebe o maestro Cláudio Cohen para conduzir o concerto no Parque Municipal. Atualmente, Cohen é maestro e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. O programa inicia com a abertura da opereta O lenço de renda da rainha, de John Strauss Jr. Em seguida, o grupo artístico executa obras de Brahms, Chopin, Dvorak e Strauss Jr. Obras dos brasileiros Ney Rosauro e Carlos Gomes finalizam o concerto.

A apresentação ao ar livre demanda um repertório especial. De acordo com Cláudio Cohen, a Orquestra Sinfônica executará peças mais curtas, para manter não só a atenção de quem está apreciando o concerto, mas também do público flutuante. “O espectador vai assistir obras completas entre quatro e cinco minutos, além de ter a oportunidade de ver como funciona a Orquestra. O público vai conhecer compositores que têm uma linguagem dentro do campo erudito e clássico mais acessível, sempre com um caráter mais festivo e alegre, como é o perfil do concerto”, revela.

Serviço:

Série Concertos no Parque

Local: Parque Municipal Américo Renée Gianetti em Belo Horizonte

Coral Lírico de Minas Gerais

Data: 13/04/2013

Horário: 16h

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Data: 14/04/2013

Horário: 10h

Entrada gratuita

Classificação livre

Informações: (31) 3236–7400